O presente trabalho versa sobre as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, oferecido pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. O estágio foi realizado em uma escola da rede municipal da cidade de São Luís - MA, com crianças do Maternal I, cujo objetivo foi apontar a importância do estágio na formação docente, tendo como principal questão quais as contribuições que o estágio supervisionado proporciona para a formação do pedagogo, considerando os desafios encontrados no campo do estágio que possivelmente influenciam na sua práxis. Na tessitura do texto são relatadas três etapas vivenciadas durante o Estágio que contribuíram para uma análise acerca do processo de formação docente. A primeira etapa caracterizou-se pelas reflexões introdutórias ao Estágio, através da leitura e discussão de textos. A segunda, realizada na escola-campo, teve por objetivo a “Investigação da Docência no contexto escolar”. E a terceira, foi o momento de “Construção da Docência no cotidiano escolar”, através do Projeto de Trabalho sobre "O maravilhoso mundo das Festas Juninas". O desenvolvimento deste projeto possibilitou trabalhar as principais necessidades das crianças, observadas no momento de investigação em sala de aula, a partir da realização de diferentes atividades. Diante dos resultados apresentados, percebeu-se a relevância do estágio na formação docente, e que, vivenciar os desafios faz parte de todo o processo de aperfeiçoamento. Sendo assim, o estágio foi fundamental para a construção do nosso perfil enquanto futuros profissionais.