Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO: ROLETA TRIGONOMÉTRICA

Palavra-chaves: JOGOS NO ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA, ROLETA TRIGONOMÉTRICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21635
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2416
    "inscrito_id" => 9910
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO: ROLETA TRIGONOMÉTRICA"
    "resumo" => "O Jogo Roleta Trigonométrica é uma ferramenta metodológica de ensino desenvolvida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática para facilitar o aprendizado e fixar o conteúdo de Trigonometria no Ensino Médio. Fixar o conteúdo através de uma prática dinâmica como a aplicação de um jogo tem uma grande importância no aprendizado do aluno, pois tal prática estimula o raciocínio lógico, propicia a interação entre os alunos, desperta o espirito competitivo e dentre outros fatores benéficos, são apenas algumas das habilidades que por consequência da aplicação do jogo poderão ser alcançadas. O mesmo trata-se de um jogo para ser aplicado após o término da exposição do conteúdo, para isso, será feita uma adaptação ao ciclo trigonométrico. O jogo “Roleta trigonométrica” é composto por duas roletas, sendo que a primeira contém 12 perguntas relacionadas ao conteúdo trigonometria e duas “pegadinhas”, já a segunda roleta é o ciclo trigonométrico que traz a marcação dos ângulos notáveis. Ainda é composto por uma trilha que servirá para marcar a pontuação obtida por cada jogador. No jogo estão inclusas algumas perguntas pertinentes ao conteúdo aplicado em sala de aula, no entanto, essa quantidade de perguntas não será fixa, podendo assumir diferentes valores, basta que se elabore outras perguntas que sejam cabíveis ao conteúdo.  O nível de dificuldade poder ser variado de acordo com a formulação das perguntas. O objetivo é ganhar a atenção dos alunos e fazer com que eles absorvam de forma agradável o conteúdo trabalhado, no caso a trigonometria, passar para os alunos conceitos básicos a respeito do conteúdo trigonometria como, por exemplo, as relações entre seno, cosseno e tangente, transformação de graus em radianos e ainda apresentar uma forma lúdica de aprender sobre o ciclo trigonométrico. O jogo intitulado por Roleta Trigonométrica foi em sua totalidade desenvolvido pelos estagiários Ricardo Santos Silva, Kelvin Henrique Correia de Holanda e Rodolfo dos Santos Silva, com orientação da Ma. Vanessa da Silva Alves. Com o propósito de facilitar o ensino – aprendizagem da matemática favorecendo tanto na prática do professor quanto no aprendizado do aluno. Fazer os professores aplicarem este jogo avaliando o desempenho da turma é um dos principais objetivos a serem alcançados, dessa forma os alunos poderão interiorizar o conteúdo de forma mais dinâmica e descontraída através de uma disputa saudável entre os alunos da turma, cabe ao professor decidir a melhor forma de aplicação do jogo, pois a metodologia de ensino pode variar de turma para turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS NO ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA, ROLETA TRIGONOMÉTRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9910_16082016215727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO SILVA"
    "autor_email" => "rikardo.s.silva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21635
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2416
    "inscrito_id" => 9910
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO: ROLETA TRIGONOMÉTRICA"
    "resumo" => "O Jogo Roleta Trigonométrica é uma ferramenta metodológica de ensino desenvolvida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática para facilitar o aprendizado e fixar o conteúdo de Trigonometria no Ensino Médio. Fixar o conteúdo através de uma prática dinâmica como a aplicação de um jogo tem uma grande importância no aprendizado do aluno, pois tal prática estimula o raciocínio lógico, propicia a interação entre os alunos, desperta o espirito competitivo e dentre outros fatores benéficos, são apenas algumas das habilidades que por consequência da aplicação do jogo poderão ser alcançadas. O mesmo trata-se de um jogo para ser aplicado após o término da exposição do conteúdo, para isso, será feita uma adaptação ao ciclo trigonométrico. O jogo “Roleta trigonométrica” é composto por duas roletas, sendo que a primeira contém 12 perguntas relacionadas ao conteúdo trigonometria e duas “pegadinhas”, já a segunda roleta é o ciclo trigonométrico que traz a marcação dos ângulos notáveis. Ainda é composto por uma trilha que servirá para marcar a pontuação obtida por cada jogador. No jogo estão inclusas algumas perguntas pertinentes ao conteúdo aplicado em sala de aula, no entanto, essa quantidade de perguntas não será fixa, podendo assumir diferentes valores, basta que se elabore outras perguntas que sejam cabíveis ao conteúdo.  O nível de dificuldade poder ser variado de acordo com a formulação das perguntas. O objetivo é ganhar a atenção dos alunos e fazer com que eles absorvam de forma agradável o conteúdo trabalhado, no caso a trigonometria, passar para os alunos conceitos básicos a respeito do conteúdo trigonometria como, por exemplo, as relações entre seno, cosseno e tangente, transformação de graus em radianos e ainda apresentar uma forma lúdica de aprender sobre o ciclo trigonométrico. O jogo intitulado por Roleta Trigonométrica foi em sua totalidade desenvolvido pelos estagiários Ricardo Santos Silva, Kelvin Henrique Correia de Holanda e Rodolfo dos Santos Silva, com orientação da Ma. Vanessa da Silva Alves. Com o propósito de facilitar o ensino – aprendizagem da matemática favorecendo tanto na prática do professor quanto no aprendizado do aluno. Fazer os professores aplicarem este jogo avaliando o desempenho da turma é um dos principais objetivos a serem alcançados, dessa forma os alunos poderão interiorizar o conteúdo de forma mais dinâmica e descontraída através de uma disputa saudável entre os alunos da turma, cabe ao professor decidir a melhor forma de aplicação do jogo, pois a metodologia de ensino pode variar de turma para turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS NO ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA, ROLETA TRIGONOMÉTRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9910_16082016215727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO SILVA"
    "autor_email" => "rikardo.s.silva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Jogo Roleta Trigonométrica é uma ferramenta metodológica de ensino desenvolvida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática para facilitar o aprendizado e fixar o conteúdo de Trigonometria no Ensino Médio. Fixar o conteúdo através de uma prática dinâmica como a aplicação de um jogo tem uma grande importância no aprendizado do aluno, pois tal prática estimula o raciocínio lógico, propicia a interação entre os alunos, desperta o espirito competitivo e dentre outros fatores benéficos, são apenas algumas das habilidades que por consequência da aplicação do jogo poderão ser alcançadas. O mesmo trata-se de um jogo para ser aplicado após o término da exposição do conteúdo, para isso, será feita uma adaptação ao ciclo trigonométrico. O jogo “Roleta trigonométrica” é composto por duas roletas, sendo que a primeira contém 12 perguntas relacionadas ao conteúdo trigonometria e duas “pegadinhas”, já a segunda roleta é o ciclo trigonométrico que traz a marcação dos ângulos notáveis. Ainda é composto por uma trilha que servirá para marcar a pontuação obtida por cada jogador. No jogo estão inclusas algumas perguntas pertinentes ao conteúdo aplicado em sala de aula, no entanto, essa quantidade de perguntas não será fixa, podendo assumir diferentes valores, basta que se elabore outras perguntas que sejam cabíveis ao conteúdo. O nível de dificuldade poder ser variado de acordo com a formulação das perguntas. O objetivo é ganhar a atenção dos alunos e fazer com que eles absorvam de forma agradável o conteúdo trabalhado, no caso a trigonometria, passar para os alunos conceitos básicos a respeito do conteúdo trigonometria como, por exemplo, as relações entre seno, cosseno e tangente, transformação de graus em radianos e ainda apresentar uma forma lúdica de aprender sobre o ciclo trigonométrico. O jogo intitulado por Roleta Trigonométrica foi em sua totalidade desenvolvido pelos estagiários Ricardo Santos Silva, Kelvin Henrique Correia de Holanda e Rodolfo dos Santos Silva, com orientação da Ma. Vanessa da Silva Alves. Com o propósito de facilitar o ensino – aprendizagem da matemática favorecendo tanto na prática do professor quanto no aprendizado do aluno. Fazer os professores aplicarem este jogo avaliando o desempenho da turma é um dos principais objetivos a serem alcançados, dessa forma os alunos poderão interiorizar o conteúdo de forma mais dinâmica e descontraída através de uma disputa saudável entre os alunos da turma, cabe ao professor decidir a melhor forma de aplicação do jogo, pois a metodologia de ensino pode variar de turma para turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.