Resumo: Discute-se a importância do Estágio em Docência da Educação Infantil para a formação dos discentes da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, o qual possibilita o contato deste com uma de suas futuras áreas de atuação no mercado de trabalho. Parte-se do pressuposto que este estágio contribui para a formação de professores da Educação Infantil, e na prática docente dentro da sala de aula. Esta pesquisa foi realizada em uma Creche-Escola da rede municipal de ensino público da cidade de São Luís-Maranhão. Objetivou-se analisar como as crianças vivem e atuam na escola a partir do brincar e a contribuição desta atividade para a sua aprendizagem, assim como, observação acerca das metodologias utilizadas pelo professor dentro da sala de aula, visando, dessa maneira, o ensino-aprendizagem das crianças pequenas. A metodologia adotou os aportes teóricos de Paulo Freire (2011), Nara Martins Moretti e Nélia Aparecida Silva (2011), Maurice Tardif (2000), dentre outros; observação participante; diário de bordo e projeto de intervenção. A pesquisa concluiu que a Educação Infantil ainda é concebida de forma tradicional, na qual o brincar não é considerado como mais uma maneira de dar significado ao ensino e aprendizagem, além de o mesmo não ser aproveitado como facilitador e ressignificador dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula e na busca do conteúdo programático. Foi observado que as crianças não brincam como deveriam nesse período escolar e que o professor deve refletir sobre suas ações para que possa transformar suas aulas, aliando-as a formas mais significativas para todos os sujeitos envolvidos no ensino-aprendizagem.