O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico. As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área.