O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização do lúdico como metodologia na construção do conhecimento, bem como tecer informações e considerações a respeito de atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, realizado na cidade de Ipaumirim-CE, no Centro de Educação Infantil. Nessa perspectiva, pretendemos compreender como ocorre o processo de ensino/aprendizagem durante essa fase essencial no desenvolvimento da criança, a pré-escola. Desta maneira, Explanamos de forma geral, as atividades que se constituíram mais relevantes durante o estágio. Nessa óptica, o estágio supervisionado em educação infantil tem muito a contribuir com a formação docente, pois é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento da criança, tanto é que agora é reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Sem dúvida, é um momento de troca de experiências, em que vivenciamos como ocorre o processo de ensino/aprendizagem, a partir do contato direto que tivemos com os alunos, com as práticas educativas no ambiente escolar. Frente ao exposto, finalizamos o estágio com a esperança de que temos em nossas mãos a oportunidade de validar todos os conhecimentos e sermos construtores de cidadãos pensantes, capazes de lutar por seus direitos e reconhecedores dos seus deveres, numa sociedade heterogênea.