Este artigo apresenta os principais resultados e conclusões de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Doutorado em Cooperação para o Desenvolvimento da Universitat de València (Espanha), apresentado publicamente em novembro de 2014. Trata-se de um estudo analítico-crítico, vinculado à compreensão da educação ambiental como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável, cujo objeto de estudo consistiu em analisar a adequação pedagógica dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Valência aos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (a saber: complexidade e interdisciplinaridade, construtivismo, criticidade e diálogo). Os resultados foram obtidos mediante a utilização de uma metodologia de natureza qualitativa e o seu desenvolvimento se deu mediante uma análise etnográfica no campo da educação, em que foram delimitadas categorias de análise fundamentadas teórica e metodologicamente nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Através dessas opções metodológicas nos centramos na interpretação que os próprios participantes da pesquisa (responsáveis técnicos e políticos, equipe docente e educandos implicados) tinham da prática dos projetos de Educação Ambiental e da importância do contexto. Os resultados indicaram as debilidades e fortalezas do processo de implementação dos projetos relacionadas, principalmente, à nula participação e implicação dos professores (as) e dos centros escolares selecionados com a continuidade do trabalho realizado. Ademais, o estudo também indicou as fortalezas relacionadas à qualidade do material e conteúdo dos instrumentos utilizados; contextualização dos projetos às problemáticas concretas do entorno, neste caso específico, da cidade de Valência e dos povoados da L’Horta Sud y Nord de Valência.