O ensino vem se modernizando a cada dia. Conforme isso acontece vão sendo criadas novas formas de facilitar o processo de construção do conhecimento através de novas metodologias didáticas, dentre as quais se encaixa a utilização dos mapas conceituais, que surgem como uma ferramenta de ensino, sendo recomendável o uso tanto por professores quanto por alunos. Neste sentido, o presente artigo, tem como objetivo, ressaltar a importância da utilização dos mapas conceituais para o processo de construção do conhecimento, bem como enfocar a relevância de serem utilizados como ferramenta eficaz na estruturação de uma aprendizagem significativa nas turmas do Pré-vestibular Solidário (PVS). O trabalho foi realizado nas duas turmas do PVS 2016, com a proposta de construção de mapas conceituais sobre os assuntos vistos em sala. O trabalho foi positivo, visto que a maioria dos estudantes recomendou a utilização dos mapas conceituais em aula, bem como relataram que aprenderam e ou reforçaram os conteúdos com a confecção dos mesmos. Grande parte deles já sabia produzi-los, o que se evidencia seu uso em algum momento da vida estudantil dos estudantes, e que esse método está sendo difundindo como recurso que contribui para o ensino.