A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental potencialmente provoca ideias e procedimentos que permitem a aplicação e desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados ao mundo real, tais como quantificar e interpretar conjuntos de dados ou informações. O presente estudo pretende apresentar dados de uma investigação, sobre o trabalho pedagógico com a Educação Estatística no 1º ano do Ensino Fundamental com professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Campo Grande/MS, cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC). Com o propósito de identificar algumas concepções e práticas, foram aplicados dois questionários às professoras alfabetizadoras. A partir das respostas iniciais foi planejado e desenvolvido um encontro de estudo sobre o conteúdo do Caderno 7 “Educação Estatística” do PNAIC/MEC. Nas respostas das professoras identificou-se que acreditam que é importante trabalhar com a Educação Estatística no 1º ano do Ensino Fundamental. No entanto, demonstram que trabalham apenas com gráficos e tabelas conforme é proposto no “Referencial Curricular da REME” e “Planilha de Acompanhamento da Aprendizagem”, com algumas falhas nas atividades e não trabalham com combinatória e probabilidade.