Este trabalho é fruto do Projeto de Extensão (PROBEX), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que teve como título Contribuições dos indígenas potiguaras para a educação do campo do vale do Mamanguape, o qual viabilizou, em parceria com o projeto do Programa de Licenciatura (PROLICEN), também da UFPB, em conjunto com secretarias de educação de três municípios do Vale do Mamanguape, além de formações dos alunos participantes, formações para professores indígenas potiguara/PB do município de Marcação e professores do campo de duas cidades, Curral de Cima e Jacaraú. Enfatizamos que o nosso trabalho focará em discutir nesse momento a formação de professores indígenas, após entrevistas com anciãos, professores indígenas, e líderes do povo Potiguara. Disto isto, constatamos, que apesar das atividades formativas para professores serem preconizadas nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), como as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas, por exemplo, há uma carência considerável por parte dos professores neste sentido, por isso, a motivação de alunos, professores, anciãos e estudantes compartilharmos e discutirmos anseios, experiências e práticas educacionais em encontros de formações realizados através do projeto de extensão, que tiveram, dois objetivos: capacitar e implementar o ensino dos professores da Educação Básica os levando, a priori, a reflexão, e com as contribuições deles posteriormente, em um segundo momento sistematizar e produzir materiais didáticos para serem utilizados nas salas de aula, contendo os principais tópicos acerca da história, cultura e educação do povo indígena Potiguara da Paraíba e do Vale do Mamanguape, para as escolas do campo e das aldeias, que como analisamos, necessita de materiais didáticos que contemplem a sua realidade.