Nesta pesquisa iremos analisar o conto “Aqueles dois” de Caio Fernando Abreu, situados no livro Morangos mofados e relacionar suas características estéticas e composicionais ao que Lourival Holanda, Roland Barthes consideram como “as vozes do silêncio”. Nosso objetivo é analisar não só a palavra como elemento estrutural, mas também o silêncio, atentando para as questões de gênero presentes na obra que se descrevem por meio deles. O estudo se organiza da seguinte forma: a primeira parte da pesquisa compreenderá um estudo teórico acerca do silêncio, segundo a perspectiva dos citados autores; em seguida uma contextualização do conto, considerando o quadro geral da literatura brasileira contemporânea; por conseguinte, analisaremos o conto (relação entre a teoria e a obra literária). Ao analisar os contos, perceberemos que eles possuem silêncios perturbadores, que remetem à questões sociais e estéticas. Seja um silêncio utilizado como mantenedor dos bons costumes, da moral, pois retrata um romance entre dois homens e por ser algo que não é bem visto pela sociedade (como esboçado no conto), os personagens precisam silenciar o desejo; seja um silêncio utilizado pela querência da palavra, ou seja, a palavra não esboça a emoção e o silêncio leva-nos a criar formas mais amplas que correspondem a infinidade da emoção, pois entre os personagens existe algo muito intenso e confuso, por isso não se faz possível descrever por meio de palavras o sentimento, a emoção. A partir desta análise poderá ser discutida a presença das “vozes do silêncio” como elemento que compõe a estética da obra, além de atentar para as relações de gênero e reflexão crítica sobre a mesma.