O presente texto faz uma análise sobre a psicopedagogia e sua função no processo educacional, essas questões tem despertado inúmeras reflexões que incentivam diversos estudiosos em entender como o brincar pode e deve ser usada no desenvolvimento de ensino e aprendizagem, além disso, é destacado o papel da Psicopedagogia e o Processo de Aprendizagem através do Brincar na Educação Infantil, evidenciando sua importância no espaço da sala de aula e sua valorização como um instrumento importante e atuante no desenvolvimento afetivo, social, cultural e psicológico do educando. Assim, buscou como objetivo geral: Investigar o desenvolvimento da aprendizagem utilizando o lúdico como ferramenta essencial, no olhar do psicopedagogo, para fundamentar o objetivo citado tivemos os específicos: Analisar o brincar como ferramenta no desenvolvimento de ensino e aprendizagem no olhar do psicopedagogo, conhecer metodologias diferenciadas no processo de ensinar e aprender, tendo o lúdico como mecanismo de crescimento psicossocial da criança, Relatar a relevância do brincar no desenvolvimento infantil no contexto educacional. Visando a otimização desse trabalho, a pesquisa é de cunho bibliográfico, com leituras de livros, revistas, sites entre outros matérias escritos que possuem um rigor do saber científico. Para realização do trabalho contou com a contribuição de alguns autores/ teóricos: Almeida (1995), Vygotsky (1984), Negrine (1994), Piaget (1975), dentre outros. O lúdico como instrumento rico, capaz de estimular e incentivar o protagonismo dos aprendizes, favorece competências, nos aspectos; da imaginação, criação, linguagem, habilidades motoras, afetivas e sociais, por tudo isso, é indispensável reconhecer que o brincar deve estar presente como possibilidade na desenvoltura das crianças pequenas.