Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E SAÚDE: CAMINHOS CICERONIANOS PARA SE APRENDER A ENVELHECER BEM NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: ATIVIDADE INTELECTUAL, QUALIDADE DE VIDA, TERCEIRA IDADE, VELHICE SAUDÁVEL. Pôster (PO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20819
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 2693
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE: CAMINHOS CICERONIANOS PARA SE APRENDER A ENVELHECER BEM NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O envelhecimento da população mundial é uma questão contemporânea e que vem sendo debatida, devido ao fato do aumento da expectativa de vida, resultando no crescimento da quantidade de idosos no mundo inteiro. A ideia de envelhecer é uma das aflições da nossa sociedade, muito mais presente nos dias de hoje do que nos nossos antepassados. O presente estudo tem como propósito abordar os conselhos educativos propostos por Cícero na obra “Saber envelhecer”, para que se possa alcançar uma velhice saudável nos dias de hoje. Discutiremos maneiras de como viver a velhice da melhor forma possível, ou seja, de forma saudável. Citaremos as razões, em geral, de reprovação à velhice, desmistificando cada uma delas com o intuito de apresentar as vantagens que são, por muitos, desprezadas nessa fase da vida humana. Buscamos abordar os benefícios da atividade intelectual na Terceira Idade como forma de promover uma velhice com maior qualidade de vida. Para o cumprimento de tais objetivos propostos, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de Cícero “Saber envelhecer”, tocando em alguns temas como qualidade de vida na velhice e envelhecimento ativo, ressaltando a importância da atividade intelectual na Terceira Idade. Citaremos alguns filósofos que se mantiveram ativos intelectualmente na velhice, tais como Platão, Pitágoras e Demócrito. Acreditamos que esse estudo possa promover uma reflexão acerca dos desafios contemporâneos para o alcance de uma vida saudável, especialmente no processo do envelhecimento humano, propiciando assim, um envelhecimento sadio. Além disso, discutiremos os princípios ciceronianos apontados como eixos formativos fundamentais para se aprender a viver bem em preparação a uma velhice saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE INTELECTUAL, QUALIDADE DE VIDA, TERCEIRA IDADE, VELHICE SAUDÁVEL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID2693_17082016203654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA YNGRID PINHEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "manuela_pinheiro2012@hotm"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20819
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2954
    "inscrito_id" => 2693
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SAÚDE: CAMINHOS CICERONIANOS PARA SE APRENDER A ENVELHECER BEM NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O envelhecimento da população mundial é uma questão contemporânea e que vem sendo debatida, devido ao fato do aumento da expectativa de vida, resultando no crescimento da quantidade de idosos no mundo inteiro. A ideia de envelhecer é uma das aflições da nossa sociedade, muito mais presente nos dias de hoje do que nos nossos antepassados. O presente estudo tem como propósito abordar os conselhos educativos propostos por Cícero na obra “Saber envelhecer”, para que se possa alcançar uma velhice saudável nos dias de hoje. Discutiremos maneiras de como viver a velhice da melhor forma possível, ou seja, de forma saudável. Citaremos as razões, em geral, de reprovação à velhice, desmistificando cada uma delas com o intuito de apresentar as vantagens que são, por muitos, desprezadas nessa fase da vida humana. Buscamos abordar os benefícios da atividade intelectual na Terceira Idade como forma de promover uma velhice com maior qualidade de vida. Para o cumprimento de tais objetivos propostos, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de Cícero “Saber envelhecer”, tocando em alguns temas como qualidade de vida na velhice e envelhecimento ativo, ressaltando a importância da atividade intelectual na Terceira Idade. Citaremos alguns filósofos que se mantiveram ativos intelectualmente na velhice, tais como Platão, Pitágoras e Demócrito. Acreditamos que esse estudo possa promover uma reflexão acerca dos desafios contemporâneos para o alcance de uma vida saudável, especialmente no processo do envelhecimento humano, propiciando assim, um envelhecimento sadio. Além disso, discutiremos os princípios ciceronianos apontados como eixos formativos fundamentais para se aprender a viver bem em preparação a uma velhice saudável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE INTELECTUAL, QUALIDADE DE VIDA, TERCEIRA IDADE, VELHICE SAUDÁVEL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID2693_17082016203654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA YNGRID PINHEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "manuela_pinheiro2012@hotm"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O envelhecimento da população mundial é uma questão contemporânea e que vem sendo debatida, devido ao fato do aumento da expectativa de vida, resultando no crescimento da quantidade de idosos no mundo inteiro. A ideia de envelhecer é uma das aflições da nossa sociedade, muito mais presente nos dias de hoje do que nos nossos antepassados. O presente estudo tem como propósito abordar os conselhos educativos propostos por Cícero na obra “Saber envelhecer”, para que se possa alcançar uma velhice saudável nos dias de hoje. Discutiremos maneiras de como viver a velhice da melhor forma possível, ou seja, de forma saudável. Citaremos as razões, em geral, de reprovação à velhice, desmistificando cada uma delas com o intuito de apresentar as vantagens que são, por muitos, desprezadas nessa fase da vida humana. Buscamos abordar os benefícios da atividade intelectual na Terceira Idade como forma de promover uma velhice com maior qualidade de vida. Para o cumprimento de tais objetivos propostos, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de Cícero “Saber envelhecer”, tocando em alguns temas como qualidade de vida na velhice e envelhecimento ativo, ressaltando a importância da atividade intelectual na Terceira Idade. Citaremos alguns filósofos que se mantiveram ativos intelectualmente na velhice, tais como Platão, Pitágoras e Demócrito. Acreditamos que esse estudo possa promover uma reflexão acerca dos desafios contemporâneos para o alcance de uma vida saudável, especialmente no processo do envelhecimento humano, propiciando assim, um envelhecimento sadio. Além disso, discutiremos os princípios ciceronianos apontados como eixos formativos fundamentais para se aprender a viver bem em preparação a uma velhice saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.