Esse trabalho visa apresentar a participação do bibliotecário de referência e da biblioteca universitária como agentes de ações culturais, demonstrando as novas modalidades de formação educacional através dos processos culturais, mais especificamente o teatro como promotor de lazer e cultura e estimulador da leitura. Com esse suporte cultural observamos a integração da universidade, da comunidade acadêmica e da sociedade. Como objetivos de acrescentar cultura e educação continuada aos frequentadores da Biblioteca; e focalizar o acesso ao teatro para o futuro profissional como educador de analisar a importância do uso do teatro na sua formação acadêmica e transmissão de educação. As competências contraídas por quem tem acesso ao teatro servem como qualificações para a vida, como não concretas, são subjetivas, individuais e de mediação, mas que têm um impacto de caráter prático no desenvolvimento dos futuros profissionais. Com o método de reunir um grupo de pessoas que procuram cultura, lazer e sociabilidade em um ambiente. Como resultados assistimos encenações de obras literárias consagradas, o que leva a curiosidade de ler o texto impresso. a extensão universitária para a comunidade acadêmica, com novas formas de ensino/aprendizagem, preservação e aquisição da linguagem e divulgação das literaturas.