Este artigo resultou de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste com licenciandos do curso de Matemática, objetivando investigar as principais dificuldades encontradas por alguns alunos dos períodos finais, em produzirem trabalhos científicos, considerados relevantes no ensino superior. Obtivemos um total de 28 questionários respondidos, com base, a pesquisa quanti-quali, foi possível analisar tanto estatisticamente quanto a análise textual, devida as questões objetivas e discursivas. Apesar de compreenderem os benefícios da produção e publicação de um artigo, devido à grande competitividade, o diploma sozinho não é mais suficiente, e o quanto antes a trajetória acadêmica for trilhada mais cedo trará contribuições relevantes para sua área, além de desenvolver futuras pesquisas de qualidade. Os discentes sentem-se desafiados a elaborarem seu primeiro artigo, ocasionando alguns trabalhos mal elaborados, resultando muitas vezes plágios, além disso, sabemos da concepção que alunos das exatas apresentam dificuldades na elaboração textual. De acordo com a análise dos dados, cerca de 28,57% dos alunos escreveram artigos por interesse próprio, 17,86% por exigência de alguma disciplina, porém não publicados, e 14,28% resultando em publicação, felizmente apenas de 3,58% não apresentaram interesse em produzir. Ainda que a quantidade de alunos que produziram artigos tenha sido superior, quase 40% não tiveram esse contato. Em relação a trabalhos recusados 3,58% revelaram que já tiveram, devido ao descumprimento das normas da ABNT, dentre os 97% restante, estão os que nunca produziram e os que tiveram seus trabalhos aceitos. Além disso, obtivemos um percentual de quase 50% (46,43%) que não produziram, justificando “desinteresse, despreparo, falta de tempo”, entre outras que não foram citadas. Deste percentual 17,86% afirmaram a falta de incentivo, os outros 53,57% não responderam. Eles aludiram ainda que, compreendem a relevância da pesquisa científica tanto para sua área quanto para desenvolvimento e habilidades de conhecimento no geral. Daí percebemos a necessidade de ações voltadas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos na Universidade afim de preparar os alunos do ensino superior. Com isso, motivando a produção científica e promovendo a participação dos discentes em eventos, contribuindo para o aumento da qualidade dessas pesquisas, rompendo plágios e superando desta forma os desafios encontrados.