Em qualquer proposta educativa com a temática ambiental, as concepções a respeito da natureza constituem importante subsídio para pensar a prática pedagógica. Pensando nisso, nesse trabalho objetivou-se identificar e discutir as diferentes concepções de natureza encontradas nas produções de texto realizadas por educandos participantes do projeto “O consumo energético e o cuidado com o meio ambiente”, realizado em uma escola filantrópica do interior do estado de São Paulo, e que nortearam o planejamento das etapas posteriores do projeto. Os textos produzidos foram lidos integralmente e classificados de acordo com as concepções de natureza propostas por Bornheim (1985), Gonçalves (1998), Tamaio (2002) e Carvalho (2002). A análise realizada tornou evidente a presença da natureza em sua concepção naturalista como predominante. Porém, vale ressaltar que as concepções utilitarista, de natureza como bem comum e concepção romântica, embora em menor número, também foram encontradas. Por possuir um caráter dicotômico entre ser humano-natureza, a concepção naturalista permite certos reducionismos que são perigosos por não favorecerem a transformação da relação homem-natureza e, portanto, tal constatação constitui-se como importante subsídio para o planejamento de atividades que tenham como premissa básica o rompimento com tal concepção.