Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVIDA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Versa sobre a concepção de educação ambiental construída teoricamente ao longo da história da humanidade, a qual é proposta e vivenciada na escola. Resgata portes teóricos em torno da temática, inicialmente, sob a forma de revisão bibliográfica, tendo como objetivo dar suporte às discussões sobre a temática junto aos docentes e discentes da educação ambiental na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, Mossoró, Rio Grande do Norte, em preparação para uma pesquisa ora em curso sobre a prática de educação ambiental vivenciada na referida escola. Nesse sentido, expõe pontos de vista de autores consagrados na área de estudo sobre conceitos e respectivas discussões práticas, como: educação ambiental, ética ambiental, valores éticos, entre outros. Encerra provisoriamente por uma análise crítica da prática de educação ambiental vivenciada na escola, para então aventar uma proposição sobre a vivência do tema. Tem por objetivo empreender uma discussão teórica sobre educação ambiental, para então fomentar uma vivência de educação ambiental na Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Tem como metodologia, inicialmente, um levantamento bibliográfico acerta da temática; seguindo-se da leitura e discussão de textos diversos juntos aos docentes e discentes; leitura da realidade por meio da elaboração de um evento com vistas à discussão da temática com todos os sujeitos presentes na escola; finaliza com a elaboração de um “pacto pela educação ambiental na escola”, documento resultante dos diversos momentos de discussão-proposição. A importância da temática de educação ambiental estar presente na escola se faz no sentido de haver entrado no currículo de formação do aluno da educação básica, como tema transversal, convidando a todos os sujeitos envolvidos a desenvolverem a temática. Desta forma, a via encontrada para tal fim, a nosso ver, é fomentar primordialmente a vivência, haja vista estar a instituição escola contribuindo para a formação da mente de cidadãos que podem incorporar hábitos saudáveis em sua relação com o meio ambiente.

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