Este trabalho se constitui num recorte da pesquisa intitulada A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta pedagógica curricular para a educação do campo, que analisa o processo de construção do currículo escolar da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância da tematização dos saberes e das experiências dos sujeitos da Reserva no currículo escolar, no processo de formação e fortalecimento de suas identidades enquanto sujeitos do campo. Configura-se enquanto Pesquisa de abordagem Qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo, e fez-se uso das sessões reflexivas, enquanto procedimento metodológico que assegurou o alcance dos objetivos propostos na pesquisa. Discute os achados empíricos sobre o currículo escolar identificando que a concepção de currículo escolar que permeia a escola pode fortalecer, ou enfraquecer, as identidades dos sujeitos do campo, através do reconhecimento, ou não, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, nas práticas escolares dos professores. Ao mergulhar nas singularidades da RDSEPT, reconhece que a escola lócus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico orientado numa perspectiva urbanocêntrica e que enfatiza o livro didático como estruturante do conhecimento escolar, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar.