O lugar do psicólogo nas instituições escolares passou por diversas modificações, baseado em práticas tradicionais ou emergentes, atuando individualmente ou junto à equipe de professores e gestores. Entretanto, a escola ainda é um espaço onde o profissional da Psicologia tem sua atuação não reconhecida ou entendida de maneira errônea. O objetivo do trabalho foi identificar como tem se dado a prática do psicólogo no cenário educacional, articulando os conhecimentos teóricos advindos da literatura e a observação em campo realizada em quatro instituições diferentes em Campina Grande/PB. Os resultados apontam que em algumas instituições o psicólogo é reconhecido e tem seu espaço garantido, em outras sua presença é mais solicitada para intervir em situações de emergência e mediação de conflitos. Os principais desafios de atuação identificados estão relacionados à formação do psicólogo; à rotulação de alunos, baseada em diagnósticos; além dos impasses em lidar com as famílias. Conclui-se que há a necessidade de se contextualizar a ação do psicólogo na realidade educacional e social brasileira, propondo uma regulamentação para atuação e fomentando mais discussões na graduação dos psicólogos, além de especializações para que o profissional da Psicologia possa trabalhar e afirmar seu lugar no campo educacional.