Na perspectiva de uma educação ambiental crítica, a formação incide sobre as relações indivíduo-sociedade e, neste sentido, indivíduo e coletividade só fazem sentido se pensados em relação. Diante disto o presente trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento dos alunos acerca do tema, meio ambiente, bem como trabalhar educação ambiental em uma perspectiva crítica, incorporando além de aspectos físicos, os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos envolvidos na inter-relação homem-natureza. Pretendia-se assim, com o projeto ampliar a concepção dos alunos em termos de meio ambiente para uma visão socioambiental. Foram utilizados como pressupostos teóricos metodológicos a pesquisa qualitativa, sendo realizado na escola pública IEP- Instituto de Educação da Paraíba, localizada na Avenida Camilo de Holanda- Centro- João Pessoa, PB, em uma das turmas da 1ª série do ensino médio, que continha o número de 21 alunos presentes. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados antes e depois de intervenções educativas com a temática meio ambiente. Foi possível observar que após as intervenções educativas, pouco mais da metade da turma passou a apresentar uma visão socioambiental do meio ambiente, onde anteriormente o que predominava era a visão naturalista. Desta forma, concluímos que as práticas de educação ambiental são eficazes na construção do conhecimento dos alunos acerca do meio ambiente, porém elas devem fazer parte de um processo contínuo e integrado enfatizando sempre a relação entre homem natureza sociedade e cultura.