O ensino da leitura se tornou, já há bastante tempo, objeto de inúmeras pesquisas. E essas pesquisas constatam que ainda é possível: o ensino de leitura baseado na habilidade de decodificação do código escrito, a leitura como preparação para a escrita, a leitura para trabalhar o vocabulário... Essas abordagens, muito criticada nas últimas décadas pelos discursos acadêmicos e oficiais, é uma prática antiga, mais ainda presente na sala de aula. As avaliações oficiais: PISA, Prova Brasil, SAEB, evidenciam que a falta de “compreensão leitora” dos alunos das escolas brasileiras constitui um problema que deve ser minimizado. Todavia, sabe-se que promover a leitura na escola não é tarefa fácil, exige oferecer aos alunos diversas oportunidades para desenvolver a leitura através de práticas didático-metodológicas que viabilizem a aprendizagem do prazer de ler. Diante das dificuldades e possibilidades apontadas, essa pesquisa, qualitativa, parte integrante do Projeto PIBIC/UEPB/CH, objetivou descrever e analisar as opções didático-metodológicas direcionadas às práticas de leitura nas aulas de LP, no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Entre práticas tradicionais, foi possível vivenciar experiências exitosas e propor outras.