: O ingresso na Universidade é um dos momentos em que os sujeitos se deparam com um universo diferente do que estavam acostumados até então. Com isso, torna-se urgente e necessário aprender a enxergar, interpretar e explicar a nossa formação de uma forma mais complexa. O Jornal de Pesquisa (JP) surge, então, como um recurso teórico-metodológico capaz de possibilitar uma autoformação daquele que o escreve. Desta forma este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da escrita do JP para o processo de autoformação de duas alunas ainda no primeiro período do curso de Educação Física. Após a discussão, percebe-se que o JP se apresenta como um aliado nesse processo de percepção e autoformação, pois através de sua escrita, é possível expressar o que se sente e refletir sobre o dia a dia, compreendendo a si mesmos. As implicações internas e o mergulho denso nesse processo complexo, a partir do qual o sujeito se institui como autor do seu processo formativo o torna singular, sendo ele mesmo. O conhecimento sobre suas experiências somente foi possível porque ambas tiveram a oportunidade de escrever seus momentos em seus JP, na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico. Esses momentos foram muito importantes revelando um olhar sobre o caminhar de cada uma. Sem dúvidas, caminhar para si é muito difícil, ora percebemos ora não, às vezes sentimos, às vezes não, mas caminhamos e isso é certo. A autoformação, no fim, é o caminho trilhado e percebido por si mesmo.