A educação ambiental busca nutrir a percepção sobre a correlação política, social, ecológica e econômica, e assim, suscitará nos indivíduos e na comunidade uma aptidão por melhores condições no ambiente e por encontrar juntos, na coletividade soluções para os problemas ambientais, com isso, estaremos garantindo um ambiente limpo e uma equipolência ambiental, assegurando uma elevação na qualidade de vida. O presente artigo apresenta um estudo realizado em uma comunidade ribeirinha na Mata Norte do estado de Pernambuco, e busca compreender como os moradores desse espaço conceituam educação ambiental, e como é a sua relação cotidiana com o meio ambiente, refletindo nesse caso a sua prática. Em um caminho metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista e a observação participante. Enquanto, que para o embasamento teórico sobre educação ambiental, recorremos a autores da área como Marcatto(2000) e Carvalho(2012). Neste viés, na discussão dos resultados da pesquisa ficou claro que, para termos um ambiente sustentável para o presente e especialmente para o futuro, é preciso mudar as práticas de cada individuo sobre e com o meio ambiente. E conclui-se que isto, só se dará por meio de uma educação ambiental, clara e envolvente, promovidas por ações escolares, governamentais e não governamentais, gerando uma mudança individual e coletiva diminuindo na degradação dos recursos naturais, do meio ambiente, do rio Tracunhaém.