Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, MOTIVAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20436
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3221
    "inscrito_id" => 12695
    "titulo" => "BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES"
    "resumo" => "Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MOTIVAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12695_18082016152308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO ROCHA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ROCHA"
    "autor_email" => "marcosrochahgcc@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20436
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3221
    "inscrito_id" => 12695
    "titulo" => "BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES"
    "resumo" => "Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MOTIVAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12695_18082016152308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO ROCHA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ROCHA"
    "autor_email" => "marcosrochahgcc@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.