BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20436 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3221 "inscrito_id" => 12695 "titulo" => "BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES" "resumo" => "Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MOTIVAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12695_18082016152308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO ROCHA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ROCHA" "autor_email" => "marcosrochahgcc@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20436 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3221 "inscrito_id" => 12695 "titulo" => "BAIXA FREQUÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEUS DETERMINANTES" "resumo" => "Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MOTIVAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12695_18082016152308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO ROCHA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ROCHA" "autor_email" => "marcosrochahgcc@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }