A promoção da alimentação saudável na escola é uma estratégia importante no âmbito da nutrição, visto que as crianças passam muitas horas nesse ambiente. Nesse cenário, o professor representa a ponte entre o conhecimento e o aluno, uma vez que está envolvido na realidade sócio - cultural da escola. Ele possui uma comunicação já estabelecida, agindo como investigador das ideias e experiências dos alunos. Um aspecto a ser considerado é que existe uma carência na formação dos professores em relação aos conteúdos que retratam a saúde, apresentando conhecimento moderado, indicando que eles deveriam receber atualização. Neste caso, em relação ao tema Alimentação e Nutrição, uma vez que o mesmo está presente no cotidiano e vem sendo discutido na área de ensino e na mídia impressa. Assim, atender a estas inquietações foi o objetivo principal deste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em um Curso de Formação Continuada em Ciências Naturais oferecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Mesquita/RJ) com professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Utilizamos um questionário para analisar as percepções dos professores sobre o tema Ensino de nutrição e ministramos uma disciplina sobre retratando a questão da Alimentação, Ações Governamentais e o Ensino. Os resultados mostraram a necessidade de estratégias diversificadas associadas com a realidade profissional dos docentes. As atividades desenvolvidas ao final da disciplina poderão ser incluídas na prática docente em relação ao tema Alimentação e Nutrição e que possam também ser inseridas no conteúdo específico da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental.