Os professores de Ciências e Biologia ainda estão presos às aulas teóricas e expositivas, cujas práticas e experimentações ainda são pouco utilizadas. Esse relato de experiência tem o objetivo principal expor as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado Laboratório de Ensino de Ciências Itinerante em Escolas Municipais de João Pessoa, que por sua vez tem o objetivo levar às escolas atividades experimentais e laboratoriais como alternativas metodológicas para abordar conteúdos programados no ensino de ciências. O público alvo foram alunos da EEEF Ministro José Américo de Almeida localizada em João Pessoa. A execução parcial do projeto com a atividade intitulada Água, Solos e Seres Vivos, seguiu etapas de teoria e experimentação. As atividades experimentais dividiram-se: Mistura dos solos; A água e seu comportamento em solos com cobertura vegetal, solo sem cobertura vegetal e solo asfaltado. Na execução da atividade, mistura de solos, os alunos puderam experimentar e visualizar como estão divididos os estratos dos solos. Quando executaram a atividade experimental seguinte, os alunos tiveram sua percepção ambiental aguçada, pois, foi possível compreender a importância da cobertura vegetal para o solo, a causa das erosões, do soterramento, e as principais causas das enchentes nas cidades. Os alunos demonstraram conhecedores da teoria, entretanto, não se colocavam como participantes das problemáticas ambientais causadas pelo homem. Acredita-se que as aulas experimentais colocam os alunos como sujeitos ativos do conhecimento, levando-os a aguçar a curiosidade pelo estudo do ambiente em que vivem, preparando-os para o exercício da cidadania na busca da melhor qualidade de vida.