Este projeto trata-se de um estudo teórico desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica - PIBIC, durante sua vigência (2015 a 2016), na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. O estudo teve como objetivo principal desenvolver sequências didáticas para o eixo Geometria, envolvendo conteúdos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para isso, adotamos alguns tóricos, tais como: Van de Walle (2009), Farias e Rêgo (2014) e Farias, Azêredo e Rêgo (2016), dentre outros que serviram de referência no desenvolvimento da proposta. Analizamos também documentos oficiais vigentes (BRASIL, 1997, 2007, 2016) e alguns livros didáticos utilizados no município participante. Adotamos como metodologia principal o estudo exploratório quanto à finalidade, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. o instrumento utilizado foi de cunho teórico, tendo como principal fonte a análise de livros diádicos utilizados pela rede pública de ensino, bem como documentos oficiais vigentes (BRASIL, 1997; 2007; 2016). Ao final do estudo foram produzidas sequências didáticas diversificadas, baseadas nos conteúdos obrigatórios do eixo Geometria, que visam direcionar o estudante na construção do conhecimento matemático através de sua aplicação na Resolução de Problemas. Os resultados obtidos ao fim do projeto foram satisfatórios com relação aos objetivos do PIBIC que remetem à introdução do estudante do Curso de Pedagogia à pesquisa científica. Concluímos que um dos principais aspectos que foi desenvolvido de atividades que visem a construção do pensamento geométrico inseridos na metodologia de ensino de Resolução de Problemas matemáticos e o estudo de conteúdos obrigatórios que favorecem uma melhor formação acadêmica e possibilita a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado. Como continuidade do estudo, objetivamos aplicar as sequências didáticas em instituições escolares, para averiguação de sua potencialidade e limitações no ambiente escolar.