BEZERRA, Márcio Pereira. As novas tecnologias na sala de aula: dificuldades e perspectivas. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20338>. Acesso em: 23/12/2024 05:29
Aulas desmotivantes, alunos entediados, professores estressados. Vários são os fatores que podem atrapalhar o processo ensino/aprendizagem dentro de uma sala de aula. Cada vez mais, nos deparamos com situações no dia a dia escolar que influenciam de forma negativa o transcorrer das aulas. Diante deste cenário surge a questão: Como fazer para tornar as aulas mais atrativas para os alunos e como deixá-las mais agradáveis também para os educadores?! Uma das formas para tentar mudar esta situação seria a inserção das novas tecnologias, como, por exemplo, a internet, de forma pedagógica, nas salas de aula. Mas, então, surge outro questionamento: Se essas ferramentas tecnológicas já existem há alguns anos, por que ainda há o receio por parte de alguns professores em utilizá-las? Quais aplicativos disponíveis na internet poderiam ser usados para melhorar o teor das aulas? Como trabalha-los de forma pedagógica, possibilitando uma maior inteiração entre educadores e educandos? E o professor, qual o seu papel diante desse novo universo tecnológico em que estamos inseridos? É o que tentaremos descobris nos capítulos seguintes deste trabalho.