Objetivando o auxílio à construção da imagem da infância através das figurações da criança enquanto sujeito histórico, busca-se a literatura, especialmente o mundo literário infantil, como fonte de compreensão do contexto social, cultural e histórico. Para fazer um recorte transversal na percepção das crianças na literatura, recorre-se a uma análise bibliográfica de caráter antropológico em clássicos infantis de diferentes momentos. Na seleção de fontes de diferentes momentos históricos foi considerada a colaboração de três obras tomadas como amostras para construção histórica da imagem de criança no mundo ocidental. Para tal optou-se por escolher: Chapeuzinho Vermelho, em suas mais variadas versões desde o século XIV; O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, lançado em 1943 e, por fim, o contemporâneo mundo literário infantil representado por A Turma da Mônica, do brasileiro Maurício de Sousa. Como principais bases para a análise proposta utilizou-se trabalhos com perspectivas afins de pesquisadores conhecidos, como BETTELHEIM (2007), COUTINHO (2012), CORSO E CORSO (2005), CHOMBART DE LAUWE (1991). Acredita-se que esta construção histórica não só lance uma simples análise da percepção da criança e da infância e suas modificações, mas, para além disso, ajude a refinar o entendimento de criança e infância no momento atual. Este entendimento de criança revela a construção de um objeto histórico, onde conclui-se que as figurações deste objeto na literatura variam de acordo com o espaço temporal, e mostra como houve, através dessas modificações, uma adequação nas percepções e concepções da criança e de sua infância e formação em todos os aspectos.