Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma da 1ª série “B” do ensino médio. A oficina foi organizada em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor do subprojeto de Biologia PIBID/UEPB da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação e domínio do conteúdo. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato a aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão melhor às dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com mais eficácia.