Tomando como objeto o trabalho pedagógico em pesquisa desenvolvido pelo estudante em Iniciação Científica, compreende-se a importância de refletir acerca da formação dos sujeitos no âmbito do trabalho pedagógico, que ao nosso entendimento se realiza nos momentos dedicados a pesquisa, tendo como base os estudos éticos de Foucault. Nosso propósito é realizar um estudo sistemático de algumas obras deste autor que tratam da ética por meio do Método de Leitura Imanente, que possibilita que o iniciante em pesquisa possa personificar a forma social pesquisador no seu contínuo processo de formação. O Método Imanente está estruturado em procedimentos que possibilita uma maior apreensão das categorias, conceitos e ideias que o texto revela, através do fichamento, elaboração da interpretação compreensiva e diário etnográfico, sendo este último uma forma de analisar as transformações ocorridas no percurso da pesquisa pelo próprio estudante. Os resultados obtidos na pesquisa do projeto PIBIC são: importância que há em se apropriar dos conteúdos que uma obra traz por meio de um método de estudo sistematizado que promova um maior desenvolvimento (cognitivo, subjetivo, crítico etc.) dos estudantes iniciantes em pesquisa. A compreensão do real sentido do trabalho pedagógico efetuado pelos sujeitos e sua dimensão que se amplia para além da sala de aula. E por fim, a valorização da cultura da escrita como mecanismo indispensável na construção da autonomia intelectual dos sujeitos pedagógicos. Essa pesquisa nos direcionou para uma maior reflexão sobre o trabalho pedagógico e suas implicações no desenvolvimento dos sujeitos, considerando uma formação crítica, sistemática e autônoma.