Este texto tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada durante a disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências. Alguns autores citados apresentam quatro modelos distintos para o ensino das Ciências. Durante a realização desse componente, desenvolvemos uma sequência didática tendo como conteúdos os estados físicos da água e suas mudanças. Desenvolvemos a aplicação desta sequência didática na turma do quinto (5º) ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal no município de Bom Jardim/PE. Há princípio usamos como base o nosso trabalho à Base Nacional Comum Curricular e para melhor interpretação desta experiência adotamos como referência os documentos de Carvalho (2004), Demétrio (2007) e Lira (2004) entre outros que debatem sobre o assunto. Utilizamos uma experiência relacionada com o cotidiano dos estudantes, buscando motivando-os a constituir uma relação com seu dia-a-dia, pois se utilizasse só a explicação para os processos científicos existiria uma lacuna mediante aos assuntos, portanto constantemente haverá a necessidade de ter uma devida discussão e integração com outros contextos. Portanto, induzimos os estudantes à reconhecer os materiais que se apresenta na natureza nos estados gasoso, líquido e sólido; desta maneira, os estudantes poderão observar essas implicações na vida diária. Nesse pensamento, estimulamos a curiosidade dos estudantes com problemas adequados com a maturidade cognitiva, desta forma, propiciamos situações para os estudantes desenvolver as múltiplas aprendizagens. Compreendemos que no decorrer da experiência os estudantes entenderam melhor o conteúdo os estudante mostraram - se encantados e ao mesmo tempo supressos com todas as etapas do trabalho, pois foi novidade a utilização do experimento.