, Adriellyferreiradasilva et al.. Aprendendo morfologia vegetal: da feira a sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20257>. Acesso em: 23/12/2024 04:35
Tornar o conteúdo de botânica atrativo aos alunos ainda é um desafio para o professor. Entretanto, os vegetais são imprescindíveis para a manutenção da vida e o equilíbrio do planeta e por isso merece destaque no ensino de Ciências. Tendo em vista essa importância, esta pesquisa trata de conhecimentos prévios e percepções dos discentes de uma escola pública estadual localizada na cidade de Mamanguape/PB acerca das plantas. Observaram-se resultados significativos e que auxiliarão professores no momento da abordagem do conteúdo supracitado. Discutiu-se com os alunos a presença contínua das plantas em seu dia a dia. Para avaliar o conhecimento dos alunos sobres as plantas, foram expostas partes dos vegetais para alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio. Os resultados mostraram que há confusão entre termos como “fruta” e “fruto”; desconhecimento das características básicas das plantas e prevalência de conceitos botânicos equivocados e muitos erros conceituais.