Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivido na disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, integrante do currículo do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A proposta de estender a disciplina curricular à prática docente enquanto professor(a) alfabetizador(a) ancora-se na perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo, alargar a disciplina promovendo concomitantemente a socialização de conhecimentos, vivências acadêmicas de alfabetização e letramento digital com educandos Jovens e Adultos que se encontram em um centro de reabilitação de dependência química. O projeto buscou integralizar conhecimentos do cotidiano dos alunos e atividades propostas tendo como enfoque a perspectiva de alfabetização e apropriação da língua materna numa relação de sentido e a partir da realidade social dos educandos, considerando suas hipóteses sobre a língua. O projeto propiciou a todos os envolvidos (professores e alunos) reconhecerem e valorizarem a importância da educação, privilegiando o enfoque da alfabetização que possibilita o letramento, propiciando de forma multidisciplinar a percepção da importância da alfabetização para a reintegração social, inserindo temas como a ética, formação política, desenvolvimento humano, economia, meio ambiente, pluralidade, cultura, saúde, segurança, entre outros. Os resultados foram muito significativos, pois além de ensinar, aprendemos e apreendemos a dimensão prática, os saberes de professores alfabetizadores, além de termos contribuído com o processo de letramento dos sujeitos envolvidos na experiência.