ABORDAGEM ASTRONÔMICA USADA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR PARA O ENSINO DA FÍSICA
Bárbara Ruana Barbosa da Silva1; Jan Pierre Modesto Alves2; Indira Alves dos Santos3; Felipe Alves de Lima4, Deivd Andrade Porto5.
1Aluno de Licenciatura em Física, IF SERTÃO – PE Campus Petrolina, barbara.ruana@gmail.com
2Aluno de Licenciatura em Física, IF SERTÃO – PE Campus Petrolina, pierremodesto@hotmail.com
3Aluno de Licenciatura em Física, IF SERTÃO – PE Campus Petrolina, indira.alves.2012@hotmail.com
4Aluno de Licenciatura em Física, IF SERTÃO – PE Campus Petrolina, falves@hotmail.com.br
5Professor de Licenciatura em Física, IF SERTÃO – PE Campus Petrolina, deivd.porto@hotmail.com
Há algum tempo que o país sofre com a insuficiência de especialista no campo do ensino das ciências exatas, principalmente na rede pública de educação fundamental e até mesmo no ensino médio, consequentemente gera um baixo interesse dos alunos pela ciência. Na tentativa de encontrarmos um norte para valorizar este quadro, foi desenvolvido um estudo, no qual se utilizou perguntas sobre o que eles entendem por ciência e cientista e uma pequena oficina de astronomia para observar e discutir descontraidamente vários assuntos abordados em física, onde a maioria dos estudantes tem certa apatia quando lançados na sala de aula. Este estudo foi aplicado na Escola Sorriso em Petrolina – PE, com 45 alunos do Ensino Fundamental, faixa etária 11-14 anos, a aprendizagem é cognominada como descritiva com tópicos em questionários abertos e ilustrações feitas pelos adolescentes e relatos que mostram que trazer a astronomia para sala de aula pode ser um instrumento incentivador para melhorar o desempenho no ensino-aprendizagem de física durante a inteireza do projeto de astronomia elaborada pelos alunos de Licenciatura em Física do IF Sertão – PE.
Palavras chave: astronomia, aprendizagem, física.