Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LÚDICO, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20076
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3409
    "inscrito_id" => 6436
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LÚDICO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID6436_19082016010303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RITA LUZ"
    "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20076
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3409
    "inscrito_id" => 6436
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LÚDICO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID6436_19082016010303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RITA LUZ"
    "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.