CALIXTO, Thiago Guilherme. Lgbtfobia no ambiente escolar: desafios da prática docente. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21352>. Acesso em: 23/12/2024 06:30
O presente artigo tem como objetivo abordar a LGBTfobia no ambiente escolar, numa perspectiva de compreender quais os desafios da prática docente diante de tal realidade. Este estudo foi motivado ao perceber a exclusão social e as mais diversas formas de preconceito vivenciada por jovens e adolescentes LGBTs dentro das escolas juntamente com um crescente aumento no número de casos de violência surge a necessidade de se tratar gênero e sexualidade dentro das escolas. No primeiro momento, optou-se por trabalhar com duas abordagens: primeiramente, como a questão da diversidade sexual é discutida no ambiente escolar buscando destacar o posicionamento de professores e ex-alunos acerca do assunto. Por fim, pretende-se discutir as consequências que a LGBTfobia traz para toda a comunidade escolar na vivência plena de seus ao princípio da dignidade da pessoa humana, um tema ainda pouco difundido, embora frequente, muitas vezes esquecido pela comunidade educacional. Para tanto, aplicou-se um questionário junto a dois professores de escolas públicas estaduais da região metropolitana de João Pessoa-PB e uma entrevista contendo questões abertas junto a três ex-alunos com orientação homossexual. Por fim, constatou-se que existe uma necessidade de articular meios pelos quais os estudantes LGBTs possam denunciar a discriminação e a violência LGBTfóbica nas escolas, desenvolvendo mecanismos que precisam ser eficientes na resolução de tais problemas. Assim, é fundamental que políticas públicas sejam implementadas nas escolas, garantindo a todos os adolescentes e jovens o direito a uma educação sexual que preze a igualdade sexual de forma a emancipar o aluno LGBT.