O presente artigo se configura como um estudo de análise de tendências e teve por objetivo analisar a produção acadêmica voltada para o ensino de Ciências/Biologia, que tem como tema de pesquisa o conceito de biodiversidade. Para cumprir com tal objetivo foram selecionados 16 artigos científicos sobre a biodiversidade no Ensino de Ciências/Biologia. A análise foi desenvolvida com base numa adaptação feita ao conjunto de descritores de análise propostos pelo CEDOC – Autor e Orientador, Grau Acadêmico, Instituição e Unidade Acadêmica, Ano de Defesa, Nível Escolar, Área do Conteúdo e Foco Temático. Os resultados apresentam o panorama geral da pesquisa sobre biodiversidade no Ensino de Ciências/Biologia, quando considerados os artigos científicos publicados em âmbito nacional. Assim constatou-se que a pesquisa sobre biodiversidade no ensino de Ciências/Biologia possuí um vínculo muito forte com a grande área do conhecimento Ciências Biológicas, área onde o conceito surgiu, mas que não detém atualmente todas as abordagens que o conceito apresenta. Por esta razão, a principal abordagem do conceito de biodiversidade encontrada nas pesquisas analisadas foi a abordagem científica, tendo todas as outras abordagens iniciativas ainda muito tímidas de pesquisa. Assim, de modo geral, se faz necessárias mais iniciativas de pesquisas que tratem das várias abordagens e significados do conceito de biodiversidade, vista a importância deste conceito para o ensino de Ciências/Biologia.