O presente ensaio é fruto de um recorte da pesquisa: “Africanidades e Afrobasilidades Representadas na Lei 10.639/03, no Curso de Formação Docente, em Escolas Quilombolas e da Rede Pública de Ensino de Campina Grande-PB Currículo, Prática Pedagógica e Formação Docente”, que procura fazer um mapeamento de como está o processo de implementação da Lei 10.639/03 nas escolas municipais, estaduais de Campina Grande-PB, assim como em três escolas quilombolas da Paraíba. Este trabalho encontra-se ancorado em alguns textos teóricos e algumas sondagens empíricas que foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada na comunidade de Caiana dos Crioulos. Este estudo, visa primordialmente abordar como a educação escolar quilombola tem promovido ou não uma mudança significativa na forma de auto reconhecerem e se afirmaram enquanto quilombolas valorizando suas práticas culturais. Assim, procuramos fazer uma analise reflexiva sobre as dificuldades em efetivar a implementação da referida Lei, a partir das “astúcias” desenvolvidas pelos professores para diluir as propostas da mesma nas suas práticas cotidianas em sala de aula. Portanto, por meio do levantamento empírico foi possível observar que existe uma preocupação por parte do corpo docente que compõe a escola, no que se referem as suas formações, no sentido de melhorar suas atuações em sala de aula, uma vez que é por meio da educação que os alunos se colocam como cidadãos e agentes transformadores da realidade econômica, social e política de suas comunidades.