Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE BREJINHO, PERNAMBUCO, SOBRE O BIOMA CAATINGA

Palavra-chaves: SEMIÁRIDO, BIODIVERSIDADE, CONSCIENTIZAçãO Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19995
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE BREJINHO, PERNAMBUCO, SOBRE O BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "Apesar de a Caatinga ser um bioma rico em biodiversidade animal e vegetal, apresenta-se pouco conhecimento acerca dessa abundância. A falta de consciência das pessoas pode levar a destruição do ambiente, por esse motivo a Educação Ambiental deve existir para mudar a visão dos indivíduos. Nesse contexto, a Educação Ambiental tem relevante importância na conscientização de alunos e sua consequente conservação.  O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de alunos do ensino público do município de Brejinho, Pernambuco, e avaliar seus conhecimentos sobre o Bioma Caatinga. Foram entrevistados 63 alunos, sendo 55,6% (n = 35) do gênero feminino e 44,4% (n = 28) do gênero masculino, com faixa etária de 15 a 20 anos, através de um questionário contendo 11 afirmativas com 8 construídas no modelo da escala de Likert. Os resultados reportaram que apenas 15,9% (n = 10) conheciam 6 ou mais espécies da vegetais caatinga e quanto as espécies animais 17,4% (n = 11). Quanto à diversidade vegetal, 49,2% (n = 31) e animal 52,4% (n = 33) dos estudantes concordam com sua abundância. Dos alunos entrevistados (28,6, n = 18) classifica a conservação como razoável, ou seja, preservada em parte. Observou-se que 28,6% (n = 18) dos alunos entrevistados julgam o recurso hídrico do Bioma Caatinga como escasso. Com relação à paisagem 55,5 % (n  =  35) dos alunos entrevistados julgaram a paisagem da Caatinga como bonita. O conhecimento dos alunos sobre o Bioma Caatinga na escola é limitado, dessa maneira, há a necessidade de se trabalhar esse tema através da inserção da Educação Ambiental no currículo escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, BIODIVERSIDADE, CONSCIENTIZAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID928_24062016141317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA"
    "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19995
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE BREJINHO, PERNAMBUCO, SOBRE O BIOMA CAATINGA"
    "resumo" => "Apesar de a Caatinga ser um bioma rico em biodiversidade animal e vegetal, apresenta-se pouco conhecimento acerca dessa abundância. A falta de consciência das pessoas pode levar a destruição do ambiente, por esse motivo a Educação Ambiental deve existir para mudar a visão dos indivíduos. Nesse contexto, a Educação Ambiental tem relevante importância na conscientização de alunos e sua consequente conservação.  O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de alunos do ensino público do município de Brejinho, Pernambuco, e avaliar seus conhecimentos sobre o Bioma Caatinga. Foram entrevistados 63 alunos, sendo 55,6% (n = 35) do gênero feminino e 44,4% (n = 28) do gênero masculino, com faixa etária de 15 a 20 anos, através de um questionário contendo 11 afirmativas com 8 construídas no modelo da escala de Likert. Os resultados reportaram que apenas 15,9% (n = 10) conheciam 6 ou mais espécies da vegetais caatinga e quanto as espécies animais 17,4% (n = 11). Quanto à diversidade vegetal, 49,2% (n = 31) e animal 52,4% (n = 33) dos estudantes concordam com sua abundância. Dos alunos entrevistados (28,6, n = 18) classifica a conservação como razoável, ou seja, preservada em parte. Observou-se que 28,6% (n = 18) dos alunos entrevistados julgam o recurso hídrico do Bioma Caatinga como escasso. Com relação à paisagem 55,5 % (n  =  35) dos alunos entrevistados julgaram a paisagem da Caatinga como bonita. O conhecimento dos alunos sobre o Bioma Caatinga na escola é limitado, dessa maneira, há a necessidade de se trabalhar esse tema através da inserção da Educação Ambiental no currículo escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, BIODIVERSIDADE, CONSCIENTIZAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID928_24062016141317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA RAFAELA FERREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA RAFAELA"
    "autor_email" => "amanda-souzaah@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Apesar de a Caatinga ser um bioma rico em biodiversidade animal e vegetal, apresenta-se pouco conhecimento acerca dessa abundância. A falta de consciência das pessoas pode levar a destruição do ambiente, por esse motivo a Educação Ambiental deve existir para mudar a visão dos indivíduos. Nesse contexto, a Educação Ambiental tem relevante importância na conscientização de alunos e sua consequente conservação. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de alunos do ensino público do município de Brejinho, Pernambuco, e avaliar seus conhecimentos sobre o Bioma Caatinga. Foram entrevistados 63 alunos, sendo 55,6% (n = 35) do gênero feminino e 44,4% (n = 28) do gênero masculino, com faixa etária de 15 a 20 anos, através de um questionário contendo 11 afirmativas com 8 construídas no modelo da escala de Likert. Os resultados reportaram que apenas 15,9% (n = 10) conheciam 6 ou mais espécies da vegetais caatinga e quanto as espécies animais 17,4% (n = 11). Quanto à diversidade vegetal, 49,2% (n = 31) e animal 52,4% (n = 33) dos estudantes concordam com sua abundância. Dos alunos entrevistados (28,6, n = 18) classifica a conservação como razoável, ou seja, preservada em parte. Observou-se que 28,6% (n = 18) dos alunos entrevistados julgam o recurso hídrico do Bioma Caatinga como escasso. Com relação à paisagem 55,5 % (n = 35) dos alunos entrevistados julgaram a paisagem da Caatinga como bonita. O conhecimento dos alunos sobre o Bioma Caatinga na escola é limitado, dessa maneira, há a necessidade de se trabalhar esse tema através da inserção da Educação Ambiental no currículo escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.