A presente revisão envolveu consulta a artigos em revistas, teses, projetos, que abordam a questão da literatura como pratica essencial no ensino de ciências. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas em métodos que regem a literatura de forma pedagógica, exercendo um importante subsídio para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. A consistência dessa proposta fora atribuída por uma pesquisa qualitativa embasada em outros trabalhos em construir uma solução socioeducativa, a partir da leitura. Sendo assim, em discutir as primeiras series do nível fundamental por não possuírem uma formalização das disciplinas de Química, Física e Biologia, que são introduzidas somente no ensino médio. Com isso, discussões a desenvolver o aluno e/ou estudante no sistema pedagógico existente no Brasil com a auxilio do leitura para interdisciplinaridade. Logo, com o intuito de introduzir a literatura de forma pedagógica para que ocorra um a “Educação Cientifica”, ou seja, a leitura como uma metodologia pedagógica no ensino de ciências. Diante do exposto, este projeto se desenvolveu por meio de uma pesquisa qualitativa em discutir o ponto de vista da literatura como metodologia pedagógica para o ensino de ciências, então, reconhecer esse método de pesquisa necessário para incrementar o sistema educacional, ou seja, a leitura sem direcionamento é uma ação paliativa para o conhecimento. Logo, o ensino aprendizagem retrata o desenvolvimento do aluno a partir da interdisciplinaridade entre a literatura e o ensino de ciências.