A base formativa de qualidade de professores de Ciências da Natureza é extremamente importante, pois o capacita a melhorar o que está sendo ensinado em sala de aula, além de desempenhar um papel primordial no que diz respeito à formação crítica, reflexiva e social do educando. Nesse sentido, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa, ainda em andamento, que teve como objetivo principal caracterizar o perfil dos docentes que atuam no ensino das Ciências da Natureza (Biologia e Química) e suas Tecnologias, em turmas de ensino médio de escolas das redes públicas e privadas de 16 cidades da Paraíba, bem como analisar como eles interpretam a importância do ensino de ciências já nas séries iniciais da formação básica. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário pré-elaborado com 11 questões, que foi aplicado junto a 29 professores de Ciências da Natureza (Biologia e Química), que lecionam no ensino médio, em escolas da rede pública (n = 25), privada (n = 3), ou nas duas (n = 1), do estado da Paraíba, no ano de 2016. De acordo com os resultados obtidos nessa análise inicial, observou-se que 86,2% dos professores ensinavam na rede pública, a maioria (55,2%, n = 16) era atuante no Ensino Médio e apenas 01 entrevistado (3,4%) não possuía formação específica na área de Ciências da Natureza. 69% (n = 20) possuíam, no máximo, 05 anos de profissão. De acordo com Jesus et al. (2009), o tempo de atuação na prática, enquanto professor do âmbito escolar, por si só não garante um educador “acabado”, apto a lecionar. Sabe-se que o bom professor está em constante formação, em busca de aprimoramento e inovação.Quanto à formação acadêmica, 69,0% (n = 20) possuíam formação específica em Química, 24,1% (n = 7) em Ciências Biológicas e 6,9% em Ciências. A grande maioria (96,1%, n = 28) possuía como habilitação a licenciatura e 02 entrevistados apontaram possuir especialização. 45% (n = 13) dos entrevistados conheciam algum outro professor que atuava ensinando Química ou Biologia, mas não possuía formação específica nas disciplinas desta área, onde a maioria tratava-se de professores de matemática (54%). Também foram citados professores com formação em História, Geografia, Pedagogia e Psicologia. A maioria acredita que o ensino de Ciências da Natureza e suas tecnologias possibilita ao educando uma formação de pesquisador científico já nas séries iniciais, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, português e sociologia. De acordo com os dados obtidos, acredita-se que alguns profissionais têm trabalhado em consonância com os conceitos regidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que, entre outros aspectos, a maioria concorda que o ensino de Ciências é de extrema importância para a formação do indivíduo e para o desenvolvimento do raciocínio lógico; além de acreditarem que esta disciplina deve ser valorizada e realizada com qualidade desde as séries iniciais, buscando contribuir com a formação de futuros profissionais, críticos, conscientes e pesquisadores da sua prática.