O trabalho tem como objetivo discorrer sobre as vivências do estágio em Pedagogia, nessa perspectiva buscamos ressaltar a experiência do Estágio Supervisionado II – ano iniciais do ensino fundamental - e sua importância para a formação docente. Desse modo, o trabalho torna-se pertinente por possibilitar reflexões em torno dos aspectos que envolvem o sistema educacional. O contexto escolar apresenta características sociais diversas, nesse contexto foi utilizado a abordagem qualitativa, em busca de interagirmos com as situações que decorrem do dia a dia na escola recorreu-se para técnica de instrumento a observação participante. O período do estágio propiciou experiências ao professor em formação, remeteu à reflexões significativas no que diz respeito à sua atuação e desafios em promover o processo educativo. O trabalho, também, apresenta concepções educacionais do ambiente educativo onde foi realizado o estágio, as ações pedagógicas observadas mediante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no local, como expõe compreensões e sugestão em torno da dinâmica educativa pela ótica do estagiário. Assim participar das atividades no percurso do estágio significou vivenciar o cotidiano em sua realidade, presenciar fatos que impulsionam os anseios em contribuir com qualidade do ensino e aprendizado. Refletir a partir das experiências presenciadas no período do estágio é de suma relevância para que se repense a respeito da atuação docente e quão significativo é essa profissão na vida de quem a exerce.