CAVALCANTE, Francisca Hisllya Bandeira. A educação em direitos humanos na seara do enem. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19775>. Acesso em: 23/12/2024 06:53
O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos (Fortaleza – CE) que contempla a discussão de temáticas relacionadas à Educação em Direitos Humanos - direitos de liberdade (civis e políticos), de igualdade (econômicos, sociais e culturais) e de solidariedade (direitos difusos) - como prática social mediadora de emancipações políticas, sociais, culturais e econômicas e a relação dessas temáticas com as competências e habilidades da matriz de referência para a área de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como têm sido destacadas no referido exame. Em nossas aulas de História e Sociologia sempre foi rotineiro trabalhar temáticas relacionadas à formação para a cidadania, ao direito à igualdade e ao respeito às diferenças com nossos alunos, assim como resolver e comentar questões de edições anteriores do ENEM durante o ano letivo corrente. Nessa prática cotidiana, observamos que as últimas edições do ENEM (2010-2015) apresentavam de forma mais frequente questões que dissertam sobre temas como igualdade de gênero, diversidade sexual, racismo, homofobia, direitos sociais, movimentos sociais, conquistas coletivas, exercício da cidadania, reivindicação por liberdade, os direitos das mulheres, o combate a práticas discriminatórias contra homossexuais e negros, entre outros. Partindo deste contexto, tivemos a percepção que seria fundamental os alunos discutirem e terem um contato mais aprofundado com essas temáticas. Além disso, pensamos que esses assuntos precisam ser mais explorados e bastante discutidos com os jovens estudantes de ensino médio, assim como com toda a sociedade. Trata-se de um projeto de ação curricular integrada com ações pedagógicas realizadas nas aulas das disciplinas das Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) que objetivou trabalhar conceitos, experiências e questionamentos ligados a esse eixo temático que identificamos como um dos principais na prova de Ciências Humanas do Enem: o dos direitos humanos. Na primeira etapa, buscou-se proporcionar uma abordagem teórica sobre os Direitos Humanos, compreender o panorama político, histórico, cultural e social das lutas pelos direitos humanos ao longo da História e os desafios atuais dessa luta. Durante as etapas seguintes, proporcionou-se aos alunos momentos de discussão, problematização, debates, produção de textos e de materiais diversificados (fanzine, peça teatral, painel informativo e mostra cultural) sobre a temática. Como resultado, acredita-se que os estudantes conseguiram compreender as implicações que esses assuntos trazem para suas vidas, bem como foram estimulados a buscar o respeito à diversidade e aos direitos dos outros, independente de condição social, de orientação sexual, de cor da pele, de credo religioso e/ou de ter uma opinião contrária a sua, além de ficarem preparados para responder com segurança qualquer questão com a qual possam se deparar no ENEM, ou em qualquer outro exame, que dissertem sobre o assunto.