Com o propósito de contribuir para a formação ética ambiental, este artigo apresenta uma investigação acerca das práticas pedagógicas no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité, relacionadas à essa temática, com foco para os impactos negativos ocasionados pelo “Lixão de Baturité”. Oportuno citar que essa instituição, voltada para a educação de jovens e adultos, é a única da rede pública estadual no Maciço de Baturité. Sua clientela é composta por discentes das cidades de Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Guaiúba, Barreira e Ocara. É fato que o crescimento populacional, os gastos desmedidos dos recursos naturais, e as inovações tecnológicas formam um tripé que ajudam a “alimentar” os lixões. Este estudo está fundamentado a partir de visitas ao CEJA para vivenciar a rotina pedagógica; em pesquisa amostral com alunos cursando o terceiro ano do ensino médio e, por fim, no acompanhamento de uma aula prática realizada no lixão. A análise dos dados permite inferir que há interesse dos educandos e educadores pela questão socioambiental, visto que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada interdisciplinarmente, com foco nas disciplinas de biologia e geografia; os alunos mostram-se sensível à preocupação com os resíduos produzidos, e que as aulas práticas são relevantes para processo de ensino e aprendizagem na EJA.