Este trabalho apresenta a proposta de um projeto de pesquisa monográfica, ainda em andamento, apresentado como requisito avaliativo no 7º Período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A referida proposição pleiteia discutir a contribuição dos componentes curriculares práticos (Práticas Pedagógicas Programadas/PPPs e Estágios Supervisionados) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID do curso de Pedagogia da UERN para a formação docente/humana. No artigo, traço como objetivo principal a socialização da intenção da pesquisa referendada a ser realizada no semestre letivo de 2016.1 com o intuito de despertar olhares reflexivos sobre a temática e, consequentemente, garimpar contribuições vitais para a tessitura da monografia. Almejo que os resultados compilados ao final da referida investigação apontem para a construção de um currículo aberto para a formação plena dos licenciandos de Pedagogia dispostos a abrirem-se para novas aprendizagens basilares ao exercício da profissão e à vida.