Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE DISCENTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO, CURSO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise da contribuição do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de discentes no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Umirim. O trabalho aborda alguns conceitos relacionados à temática estudada, incluindo a aprendizagem construtivista e desenvolvimento humano na perspectiva sócio interacionista, fazendo uma relação entre desenvolvimento humano e processo de ensino-aprendizagem. Esses conceitos auxiliam a perceber que existe uma relação bastante intrínseca entre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem e que essa relação contribui significativamente para o desenvolvimento humano de jovens que interagem no espaço escolar através da relação docente-discente. Ainda abordamos um pouco do perfil da escola trabalhada e como essa tem contribuído para o desenvolvimento dos discentes que residem no seu espaço. Mesmo estando inserida num de Instituto Federal, essa instituição, especificamente, tem sua origem, enquanto Escola Agrícola, pertencente ao campus Crato e só em 2012 passou a funcionar como campus vinculado apenas ao IFCE, funcionando em tempo integral e com sistema de internato, atendendo a uma clientela oriunda, em sua maioria, da zona rural do Vale do Curu e de Aracatiaçu. Através de uma breve análise dos indicadores de aprendizagem, percebemos os altos índices de evasão e de retenção escolar no curso investigado durante o período de três anos, nos quais os discentes permanecem no ambiente escolar. Por fim o trabalho se refere à analise da pesquisa de campo realizada, de forma qualitativa e quantitativa, tendo em vista que a mesma integra em seu contexto questionários e entrevistas semiestruturadas. Por último, a conclusão do trabalho dá ênfase à escola que atende às necessidades do/a filho/a do/a trabalhador/a, quando se percebe que, embora haja todo um atendimento de demanda às necessidades dessa camada da população, ainda faltam melhores resultados, principalmente na garantia da permanência com sucesso de aprendizagem no espaço escolar e, de maneira peculiar, nesse curso, voltado para a qualificação de trabalhadores/as da área da Agropecuária, carente de profissionais na região do Vale do Curu e de Aracatiaçu.

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