Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19712
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2806
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL\r\n
      ____________________________________________________________\r\n
      \r\n
      Flor de Liz Marques Cantanhêde\r\n
      ______________________________________________________________________\r\n
      lizcantanhede@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção de que se reflita sobre a importância da afetividade no Ensino Fundamental, visto que, a afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações, e lhe acompanha durante toda a vida desempenhando um importante papel no seu desenvolvimento e em suas relações sociais. Entende-se também que a afetividade é o desígnio essencial para a construção das informações cognitivo-afetivo nos educandos e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professores e aluno. Em relação à juventude, ou seja, aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, entende-se que não é possível encontrar “a juventude” em estado puro. Não há uma juventude em si e que apenas possa ser nomeada conceitualmente, sem referência a um conjunto situacional de fenômenos que a concretizem. O professor deve ser um mediador de conhecimentos, utilizando sua situação privilegiada em sala de aula não apenas para instruções formais, mas para despertar os alunos para a curiosidade; ensiná-los a pensar, a ser persistentes, a ter empatia e ser autores, e não somente expectadores da sua aprendizagem. Portanto, cabe aos adultos, pais e professores, não ridicularizar, nem relativizar a opinião e gosto, do adolescente. É necessário que, acima de tudo, os responsáveis pela educação dos jovens saibam propiciar-lhes um clima de confiança mútua e liberdade sadia. Objetiva-se compreender a importância do papel da afetividade na relação professor-aluno, e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a relação entre diversos setores como o social, intelectual, corporal, e, é claro aos sentimentos e as emoções. Constatamos então, que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional e representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.  Adquirimos assim, entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia para se obter um bom aprendizado e com certeza para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9315_17082016180903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE"
    "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ"
    "autor_email" => "lizcantanhede@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19712
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2806
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL\r\n
      ____________________________________________________________\r\n
      \r\n
      Flor de Liz Marques Cantanhêde\r\n
      ______________________________________________________________________\r\n
      lizcantanhede@hotmail.com\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção de que se reflita sobre a importância da afetividade no Ensino Fundamental, visto que, a afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações, e lhe acompanha durante toda a vida desempenhando um importante papel no seu desenvolvimento e em suas relações sociais. Entende-se também que a afetividade é o desígnio essencial para a construção das informações cognitivo-afetivo nos educandos e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professores e aluno. Em relação à juventude, ou seja, aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, entende-se que não é possível encontrar “a juventude” em estado puro. Não há uma juventude em si e que apenas possa ser nomeada conceitualmente, sem referência a um conjunto situacional de fenômenos que a concretizem. O professor deve ser um mediador de conhecimentos, utilizando sua situação privilegiada em sala de aula não apenas para instruções formais, mas para despertar os alunos para a curiosidade; ensiná-los a pensar, a ser persistentes, a ter empatia e ser autores, e não somente expectadores da sua aprendizagem. Portanto, cabe aos adultos, pais e professores, não ridicularizar, nem relativizar a opinião e gosto, do adolescente. É necessário que, acima de tudo, os responsáveis pela educação dos jovens saibam propiciar-lhes um clima de confiança mútua e liberdade sadia. Objetiva-se compreender a importância do papel da afetividade na relação professor-aluno, e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a relação entre diversos setores como o social, intelectual, corporal, e, é claro aos sentimentos e as emoções. Constatamos então, que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional e representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.  Adquirimos assim, entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia para se obter um bom aprendizado e com certeza para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9315_17082016180903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE"
    "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ"
    "autor_email" => "lizcantanhede@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ____________________________________________________________ Flor de Liz Marques Cantanhêde ______________________________________________________________________ lizcantanhede@hotmail.com RESUMO O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção de que se reflita sobre a importância da afetividade no Ensino Fundamental, visto que, a afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações, e lhe acompanha durante toda a vida desempenhando um importante papel no seu desenvolvimento e em suas relações sociais. Entende-se também que a afetividade é o desígnio essencial para a construção das informações cognitivo-afetivo nos educandos e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professores e aluno. Em relação à juventude, ou seja, aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, entende-se que não é possível encontrar “a juventude” em estado puro. Não há uma juventude em si e que apenas possa ser nomeada conceitualmente, sem referência a um conjunto situacional de fenômenos que a concretizem. O professor deve ser um mediador de conhecimentos, utilizando sua situação privilegiada em sala de aula não apenas para instruções formais, mas para despertar os alunos para a curiosidade; ensiná-los a pensar, a ser persistentes, a ter empatia e ser autores, e não somente expectadores da sua aprendizagem. Portanto, cabe aos adultos, pais e professores, não ridicularizar, nem relativizar a opinião e gosto, do adolescente. É necessário que, acima de tudo, os responsáveis pela educação dos jovens saibam propiciar-lhes um clima de confiança mútua e liberdade sadia. Objetiva-se compreender a importância do papel da afetividade na relação professor-aluno, e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a relação entre diversos setores como o social, intelectual, corporal, e, é claro aos sentimentos e as emoções. Constatamos então, que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional e representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco. Adquirimos assim, entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia para se obter um bom aprendizado e com certeza para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.