Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PROFISSÃO DOCENTE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21179
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3496
    "inscrito_id" => 12859
    "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido.\r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS BIBLIORGÁFICAS\r\n
      \r\n
      ABRAHÃO, M. H. M. B. (org). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004.\r\n
      \r\n
      BONI V. e QUARESMA S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/aprendendo_a_entrevistar_como_fazer_entrevistas_em_ciencias_sociais.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016.\r\n
      \r\n
      FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.\r\n
      \r\n
      MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ISSN. 2176-4360. Volume 01 / n. 01 ago.-dez. 2009. P1–7. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1> Acesso em 10/05/2016, às 21:49\r\n
      \r\n
      MESSIAS, Cinthia M. F. Reflexões sobre formação docente. Exército Brasileiro. Portal da Educação. Disponível em <http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016 \r\n
      \r\n
      NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.\r\n
      _____. Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Ed. Porto. 1995. \r\n
      \r\n
      _____. Nova Escola. Os novos pensadores da educação. Ed. Abril. Ano. 2002, p,23.\r\n
      \r\n
      NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola – Programa Salto para o futuro. Entrevista com Antônio Nóvoa, 2001. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/salto/entrevista/antonio-novoa Acesso em 09/05/2016, às 23:33.\r\n
      \r\n
      PENIN, Sonia Teresinha de Souza. Profissão Docente. TV Escola – Programa Salto para o futuro ISSN 1982 – 0283. Volume Edição Especial / n. 14 Outubro. 2009. Pag. 2 -7.\r\n
       \r\n
      PALAZÓN MAYORAL, MARÍA ROSA. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007 ISBN 978987118367-8 Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 13.doc>\r\n
      \r\n
      SENA, A. S. Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores. Itaituba - Pará, p. 1 - 6, 24 jun. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm> Acesso em: 11 de maio de 2016, ás 22:50\r\n
      \r\n
      _____. O papel do professor na construção do conhecimento, 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-professor-na-construcao-do-conhecimento/127202/#ixzz48IuYDiAn > acesso em 10/05/2016 às 21:52.\r\n
      \r\n
      SOARES, M. Cleonice; MEDEIROS, Normandia. F. M. . A Relação Colaborativa Entre Universidade e Escolas Campo De Estágio. In: XXII EPENN Encontro De Pesquisa Educacional Do Norte E Nordeste - Reunião Científica Da ANPED - 28 A 31 De Outubro. 2014, Natal, RN- Brasil. Pós-Graduação Em Educação No Norte E Nordeste: Produção De Conhecimento, Assimetrias E Desafios Regionais. Natal, RN: UFRN Biblioteca Setorial Do Ccsa, 2014.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12859_19082016160646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA RAQUEL ADELINO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LARA ADELINO"
    "autor_email" => "lara_adelino@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21179
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3496
    "inscrito_id" => 12859
    "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido.\r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS BIBLIORGÁFICAS\r\n
      \r\n
      ABRAHÃO, M. H. M. B. (org). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004.\r\n
      \r\n
      BONI V. e QUARESMA S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/aprendendo_a_entrevistar_como_fazer_entrevistas_em_ciencias_sociais.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016.\r\n
      \r\n
      FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.\r\n
      \r\n
      MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ISSN. 2176-4360. Volume 01 / n. 01 ago.-dez. 2009. P1–7. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1> Acesso em 10/05/2016, às 21:49\r\n
      \r\n
      MESSIAS, Cinthia M. F. Reflexões sobre formação docente. Exército Brasileiro. Portal da Educação. Disponível em <http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016 \r\n
      \r\n
      NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.\r\n
      _____. Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Ed. Porto. 1995. \r\n
      \r\n
      _____. Nova Escola. Os novos pensadores da educação. Ed. Abril. Ano. 2002, p,23.\r\n
      \r\n
      NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola – Programa Salto para o futuro. Entrevista com Antônio Nóvoa, 2001. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/salto/entrevista/antonio-novoa Acesso em 09/05/2016, às 23:33.\r\n
      \r\n
      PENIN, Sonia Teresinha de Souza. Profissão Docente. TV Escola – Programa Salto para o futuro ISSN 1982 – 0283. Volume Edição Especial / n. 14 Outubro. 2009. Pag. 2 -7.\r\n
       \r\n
      PALAZÓN MAYORAL, MARÍA ROSA. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007 ISBN 978987118367-8 Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 13.doc>\r\n
      \r\n
      SENA, A. S. Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores. Itaituba - Pará, p. 1 - 6, 24 jun. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm> Acesso em: 11 de maio de 2016, ás 22:50\r\n
      \r\n
      _____. O papel do professor na construção do conhecimento, 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-professor-na-construcao-do-conhecimento/127202/#ixzz48IuYDiAn > acesso em 10/05/2016 às 21:52.\r\n
      \r\n
      SOARES, M. Cleonice; MEDEIROS, Normandia. F. M. . A Relação Colaborativa Entre Universidade e Escolas Campo De Estágio. In: XXII EPENN Encontro De Pesquisa Educacional Do Norte E Nordeste - Reunião Científica Da ANPED - 28 A 31 De Outubro. 2014, Natal, RN- Brasil. Pós-Graduação Em Educação No Norte E Nordeste: Produção De Conhecimento, Assimetrias E Desafios Regionais. Natal, RN: UFRN Biblioteca Setorial Do Ccsa, 2014.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12859_19082016160646.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA RAQUEL ADELINO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "LARA ADELINO"
    "autor_email" => "lara_adelino@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido. REFERÊNCIAS BIBLIORGÁFICAS ABRAHÃO, M. H. M. B. (org). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004. BONI V. e QUARESMA S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/aprendendo_a_entrevistar_como_fazer_entrevistas_em_ciencias_sociais.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016. FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996. MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ISSN. 2176-4360. Volume 01 / n. 01 ago.-dez. 2009. P1–7. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1> Acesso em 10/05/2016, às 21:49 MESSIAS, Cinthia M. F. Reflexões sobre formação docente. Exército Brasileiro. Portal da Educação. Disponível em <http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016 NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. _____. Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Ed. Porto. 1995. _____. Nova Escola. Os novos pensadores da educação. Ed. Abril. Ano. 2002, p,23. NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola – Programa Salto para o futuro. Entrevista com Antônio Nóvoa, 2001. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/salto/entrevista/antonio-novoa Acesso em 09/05/2016, às 23:33. PENIN, Sonia Teresinha de Souza. Profissão Docente. TV Escola – Programa Salto para o futuro ISSN 1982 – 0283. Volume Edição Especial / n. 14 Outubro. 2009. Pag. 2 -7. PALAZÓN MAYORAL, MARÍA ROSA. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007 ISBN 978987118367-8 Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 13.doc> SENA, A. S. Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores. Itaituba - Pará, p. 1 - 6, 24 jun. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm> Acesso em: 11 de maio de 2016, ás 22:50 _____. O papel do professor na construção do conhecimento, 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-professor-na-construcao-do-conhecimento/127202/#ixzz48IuYDiAn > acesso em 10/05/2016 às 21:52. SOARES, M. Cleonice; MEDEIROS, Normandia. F. M. . A Relação Colaborativa Entre Universidade e Escolas Campo De Estágio. In: XXII EPENN Encontro De Pesquisa Educacional Do Norte E Nordeste - Reunião Científica Da ANPED - 28 A 31 De Outubro. 2014, Natal, RN- Brasil. Pós-Graduação Em Educação No Norte E Nordeste: Produção De Conhecimento, Assimetrias E Desafios Regionais. Natal, RN: UFRN Biblioteca Setorial Do Ccsa, 2014.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.