Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima.