Uma das bebidas açucaradas que mais se destaca na rotina alimentar dos brasileiros é o refrigerante e, dentre os riscos que o seu consumo oferece à longo prazo estão a obesidade, além do possível acometimento de doenças como o câncer, processos alérgicos e hiperatividade. Faz-se necessário que a promoção à saúde ocorra desde a infância de forma efetiva e, para isso, sugere-se a escola como local privilegiado para a realização de intervenções, devido a facilidade em contemplar uma grande quantidade de indivíduos, além do ambiente físico, social e educacional favorável. A pesquisa objetiva-se em realizar uma intervenção de educação nutricional sobre os riscos do consumo de refrigerantes, com crianças em escolas municipais de Mossoró/RN. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualiquantitaivo, a partir do relato de experiência de uma intervenção de educação nutricional sobre o consumo de refrigerantes realizada com crianças de duas escolas municipais, localizadas na cidade de Mossoró/RN por Residentes Multiprofissionais, em Agosto de 2015. Após visualizarem um pouco sobre os ingredientes e riscos que o refrigerante pode acarretar na saúde dos consumidores, a escola A obteve, dos 47 alunos, 9 (19%) preferências pelo refrigerante e 38 (81%) pelo suco, enquanto a escola B apresentou, dos 127 alunos, 18 (14%) permaneceram na escolha pelo refrigerante e 109 (86%) optaram pelo suco. O efeito de impacto de caráter positivo obtido na pesquisa sobre os riscos do consumo de refrigerante reafirmam que a execução de intervenções, mesmo que de forma simples, são capazes de promover mudanças de opiniões, contribuindo para a formação crítica-reflexiva durante a formação de hábitos das crianças.